1. O que é o SEO?
Ter SEO bom ou favorável, significa que o seu web app surge nos primeiros resultados nos motores de busca, quando alguém introduz as palavras-chave que você escolheu para posicionar o seu web app.
Quando os motores de busca oferecem resultados, eles são baseados em dois elementos:
- o seu método de indexação;
- os seus algoritmos.
Para fazer a sua indexação, os motores de busca usam robots de indexação. Estes robots (bots) navegam a web e recolhem informação sobre os website visitados (conteúdo, links, atividade, etc.).
A informação salva no índex é então usada por algoritmos. Por cada pedido, eles calculam e devolvem a lista de websites mais pertinentes. Existem muitas configurações a ter em conta ao decidir sobre o nível de pertinência. Alguns são de natureza técnica, outros são editoriais, e outros estão relacionados com os vários links que ligam os websites.
2. Como pode o SEO ser otimizado?
Quando você otimiza o SEO, deve considerar três aspetos:
1/ Técnico: o web app deve ser corretamente indexado pelos robots
Esta é uma prioridade constante na GoodBarber. Nós oferecemos as ferramentas que permitem facilitar o indexar do seu conteúdo.
2/ Editorial: o web app deve ter conteúdo atualizado regularmente
O conteúdo recente é um dos critérios mais importantes para os motores de busca quando eles determinam a pertinência. Você deve escrever regularmente tantos artigos quanto possível (acessível aos motores de busca), usando palavras-chave em torno dos quais você deseja ser posicionado. Não esqueça que os robots dão prioridade aos primeiros 100 caracteres de um artigo.
Portanto seja cuidadoso - tenham em mente que está escrevendo para visitantes e não para robots. Não faça o erro de escrever frases que são difíceis de compreender ou desagradáveis, apenas para conseguir o maior número de palavras possível.
3/ Aquisição de links: links que vêm de websites semelhantes
Tente obter o maior número possível de links de outros websites. Se outros websites apontarem para o seu, este é um excelente indicador de que você tem conteúdo pertinente para os motores de busca.
Links vindos de websites com a mesma atividade ou setor são preferíveis.
1/ Técnico: o web app deve ser corretamente indexado pelos robots
Esta é uma prioridade constante na GoodBarber. Nós oferecemos as ferramentas que permitem facilitar o indexar do seu conteúdo.
2/ Editorial: o web app deve ter conteúdo atualizado regularmente
O conteúdo recente é um dos critérios mais importantes para os motores de busca quando eles determinam a pertinência. Você deve escrever regularmente tantos artigos quanto possível (acessível aos motores de busca), usando palavras-chave em torno dos quais você deseja ser posicionado. Não esqueça que os robots dão prioridade aos primeiros 100 caracteres de um artigo.
Portanto seja cuidadoso - tenham em mente que está escrevendo para visitantes e não para robots. Não faça o erro de escrever frases que são difíceis de compreender ou desagradáveis, apenas para conseguir o maior número de palavras possível.
3/ Aquisição de links: links que vêm de websites semelhantes
Tente obter o maior número possível de links de outros websites. Se outros websites apontarem para o seu, este é um excelente indicador de que você tem conteúdo pertinente para os motores de busca.
Links vindos de websites com a mesma atividade ou setor são preferíveis.
Bom saber:
a) os três aspetos indicados acima estão listados por ordem de importância. Dito isto, os aspetos técnicos não são tudo. Para você se diferenciar da competição, deve produzir conteúdo original e de alta qualidade para atrair sua audiência. Se o conteúdo é pertinente, a sua audiência irá naturalmente criar links pra o seu web app.
b) SEO leva tempo - não se trata de um processo da noite para o dia. Levará semanas até que você comece a aparecer como resultado nos motores de busca. A permanência de um web app também joga um papel nos algoritmos, o que significa que a prioridade é dada a web apps anteriores.
c) Tenha precaução em relação a ofertas tentadoras que prometem as primeiras posições nos resultados do Google. Estas técnicas que tendem a enganar os motores de busca (black hat SEO) são amplamente condenáveis e podem eventualmente levar à completa exclusão do índex. Você deve, portanto, evitar tomar parte nestes diretórios, content farms, etc.
a) os três aspetos indicados acima estão listados por ordem de importância. Dito isto, os aspetos técnicos não são tudo. Para você se diferenciar da competição, deve produzir conteúdo original e de alta qualidade para atrair sua audiência. Se o conteúdo é pertinente, a sua audiência irá naturalmente criar links pra o seu web app.
b) SEO leva tempo - não se trata de um processo da noite para o dia. Levará semanas até que você comece a aparecer como resultado nos motores de busca. A permanência de um web app também joga um papel nos algoritmos, o que significa que a prioridade é dada a web apps anteriores.
c) Tenha precaução em relação a ofertas tentadoras que prometem as primeiras posições nos resultados do Google. Estas técnicas que tendem a enganar os motores de busca (black hat SEO) são amplamente condenáveis e podem eventualmente levar à completa exclusão do índex. Você deve, portanto, evitar tomar parte nestes diretórios, content farms, etc.
3. Preenchendo a informação básica
No menu Publicar > Administração > SEO, sob a aba Parâmetros Gerais, você pode escolher ou não permitir a indexação do seu web app pelos motores de busca, e gerenciar as opções básicas.
A aba Parâmetros Gerais:
1/ Tag Título
A informação introduzida aqui permite preencher o título no browser. O conteúdo desta tag é tido em conta nos resultados da pesquisa - é o nome do seu web site. Escolha um título com menos de 70 caracteres, para que não seja truncado nos resultados.
2/ Tag Meta Descrição
O propósito deste conteúdo é oferecer uma descrição do seu web app. O conteúdo nesta tag descreve o seu web app nos resultados da pesquisa. Se a descrição tem menos de 150 caracteres, não será truncada.
Resultados da pesquisa Google:
3/ Palavras-chave
É recomendado que não exceda 20 palavras, separadas por vírgulas. O Yahoo é o único motor de busca que ainda utiliza esta informação. Ela tem um impacto mínimo no SEO.
Escolha o conteúdo do título no browser, e as palavras-chave com bastante cuidado, dado que elas definem a atividade do seu web app. Evite clichés e repetições.